Photoniko

Photograph and Painting by Flávio Ruivo

Novo Projecto: Olhar de Peixe sobre a Capela de Nossa Senhora da Encarnação
 
 
 
 
Este projecto é uma continuação do anterior, ou seja explorar as potencialidades criativas da objectiva olho de peixe, agora sobre esta inspiradora capela de Leiria, quem conhecer o trabalho de M.C. Escher vai encontrar influencias da sua obra nestes trabalhos com a objectiva olho de peixe. Em principio o novo projecto será no Convento de Cristo em Tomar.

"  A igreja actual foi construída em 1588, tendo uma construção neoclássica , com altar de talha dourada e pinturas evocativas à Virgem e a São Gabriel e composta por azulejos seiscentistas - os azulejos não são os originais, uma vez que esses foram destruídos durante as Invasões Francesas.2 A planta é em cruz latina com nave abobadada e capela-mor terminada em cúpula. Na capela-mor existe um lanterim (fresta) que deixa entrar a luz. A igreja é rodeada por uma galilé de 12 arcos, e a entrada apresenta um frontal com uma escultura quinhentista de S. Gabriel.

A igreja é acessível de automóvel, mas podemos optar pela escadaria de arte barroca, construída no século XVIII a mando do bispo bispo D. Frei Miguel de Bulhões e Sousa, com 162 degraus. No topo desta, num dos quais se encontra uma imagem quinhentista de São Miguel.

Foi classificada pelo IPPAR em 1982 como Imóvel de Interesse Público. "


DIREITOS DE AUTOR: Flávio Ruivo








0 comentários:

Enviar um comentário